Inscrições abertas para o curso Sobre Viver de Cultura

A iniciativa da CUCO Produções, em parceria com a FIO Produtora Cultural, leva ao público informações essenciais para quem pretende trabalhar ou já atua no mercado de cultura

A primeira edição do curso Sobre Viver de Cultura acontece no dia 31 de maio, terça-feira, das 10h às 19h, no Santander Cultural, em Porto Alegre. A iniciativa pretende incentivar a autonomia dos agentes culturais através da contextualização do mercado de cultura, contribuindo para uma reflexão crítica e uma visão lúcida do seu próprio trabalho e seu contexto profissional, além de mostrar as principais diretrizes para a formatação de um projeto cultural sólido, sustentável e funcional. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.

O curso é dividido em dois módulos: O Mercado e as Políticas Culturais, ministrado por Cristiane Marçal, e Formatação de Projetos, ministrado por Liége Biasotto, com duração total de 7h30. No primeiro módulo, sobre o mercado de cultura, será discutida a lógica das políticas culturais vigentes, as relações entre cultura x economia e artista x dinheiro, a importância e os desafios da profissionalização na área, e a cultura como beneficiária da ascensão da economia criativa. No segundo módulo, sobre formatação de projetos, serão abordadas as questões principais que devem ser atendidas pelo projeto e apontadas algumas maneiras de melhorar sua comunicação e seu potencial de venda.

Por que este curso foi criado

A autossustentação da produção cultural é um desafio contínuo para os profissionais dessa área porque o mercado de cultura possui uma dinâmica própria de funcionamento, que destoa dos mercados convencionais. É difícil encaixar os bens culturais num sistema de valores que não compreende o que esses bens valorizam. Esse contexto econômico conflitante limita o potencial de distribuição dos produtos culturais e engessa artistas, produtores e outros profissionais da área, que se veem num cenário muito difícil de administrar.

O Estado do RS tem um cenário criativo e artístico bastante diversificado. São varias oportunidades lançadas anualmente que buscam fomentar a produção cultural gaúcha. Além das Lei de Incentivo à Cultura, em âmbito federal, estadual e, em alguns casos, municipal, são lançados periodicamente editais diretos de fundo de investimento e editais de empresas privadas. Além disso, é crescente a demanda e a efetivação do financiamento colaborativo de propostas, que não dependem da concorrência nos editais de cultura e sim da rede de contatos e potencial inovador dos projetos.

As ministrantes acreditam que o mercado de cultura pode ser um espaço mais produtivo e funcional e que o controle dessa mudança precisa estar nas mãos dos profissionais de cultura. Ao desconhecer mecanismos importantes para a circulação dos produtos culturais, a classe artística entrega a função de distribuição para outros setores da sociedade, que nem sempre entendem ou respeitam as condições exigidas pelo processo de criação artística. Quando os agentes de cultura assumem essa frente, eles tem mais condições de tornar o seu contexto de trabalho mais saudável e adaptado às necessidades da classe artística, e não de outras classes.
Ministrantes

Cristiane Marçal é jornalista e produtora cultural, trabalha há 14 anos com cultura e comunicação, atuando no planejamento, execução e divulgação de eventos culturais, com destaque para o trabalho desenvolvido na Opus Promoções e como sócia fundadora da Fio Produtora Cultural. Na mídia, conta com experiência em diferentes meios de comunicação – jornal, rádio, TV e internet – com destaque para a atuação no Grupo RBS (Rádio Gaúcha e clicRBS).

Liége Biasotto é Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha na área de produção cultural desde 2007. Em 2010 abriu a CUCO Produções, empresa focada em produção cultural, elaboração de projetos culturais, consultoria e comunicação. Profissional autônoma, atualmente responde pela Produção Executiva do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Festival de Música de Nova Prata, Orquestra de Câmara da ULBRA e ECOPOÉTICA – Arte e Sutentabilidade em Intervenções Urbanas.
SERVIÇO

Curso Sobre Viver de Cultura

Dia 31 de maio, terça, das 10h às 19h

Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028)

Porto Alegre

Investimento:

R$ 100 até o dia 24/05

R$ 150 a partir do dia 25/05

INSCRIÇÕES E PAGAMENTO – http://tinyurl.com/INSCRICOESCULTURA

ou pelo e-mail cristiane@fioprodutoracultural.com.br

► Todos os valores são parceláveis em até 10x no cartão

Formas de pagamento: Cartão de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Hipercard), boleto bancário, débito online (Bradesco e Itaú) e Moip.

Mais informações em /www.facebook.com/cursosobreviverdecultura, pelo telefone

(51) 9335.8066 ou pelo e-mail cristiane@fioprodutoracultural.com.br

13147309_10206141750691484_8584704593306110813_o (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *