Buscar
  • Liége Biasotto

FESTIVAL CUIDA NATURA BR

De 14 a 16 de maio de 2021, Festival online fomenta o cuidado com o meio ambiente e a inclusão social através da arte e da cultura.


O Produtor cultural Rafa Rafuagi traz ao Rio Grande do Sul, o Festival Cuida Natura. Inspirado no Festival Cuida Natura (abreviação de naturaleza em espanhol), Colômbia, tem como objetivo fomentar as estratégias de cuidado com o meio ambiente por meio da cultura e integrar a comunidade internacional artística periférica na agenda 20/30 da ONU, a consciência ambiental, o combate ao trabalho infantil, a promoção dos direitos humanos, entre outros. No Rio Grande do Sul, o Festival acontecerá todo online entre os dias 14, 15 e 16 de maio de 2021, com ações musicais e pedagógicas formativas.

A iniciativa é financiada com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) contemplada no Edital SEDAC RS 09/2020 Produções Culturais e Artísticas e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais.



A programação do Festival Cuida Natura RS terá mini palestras, de até 10 minutos, com convidados em suas temáticas centrais e contará com convidadas como a Kellen Pasqualeto, da organização APOENA que atua na área do meio ambiente em São Leopoldo. Outro convidado é o Raul Santiago, ativista de direitos humanos. Também terá mesas de debates “arte e meio ambiente” com convidados especiais como Frei Beto, Gustavo Petro (Colombia), Boaventura de Souza Santos (Portugal), Emicida, entre outros.

Nos dias 15 e 16 de maio, o festival terá apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais, a fim de integrar periféricos e periferias. Artistas confirmados: Mv Bill, Cristal, Tati Portela (ex-Chimarruts), Nitro Di, Da Guedes, Carlos Carneiro (Bidê ou Balde), entre outros.

Toda a programação é gratuita e acontecerá pelo canal de Youtube do Rafuagi


Intercâmbio Cultural entre Colômbia e Brasil


O intercâmbio cultural só é possível por uma parceria e o fortalecimento de alianças musicais entre os produtores Rafa Rafuagi (Esteio/BR) e Ybnt Dejando Huella (Bogotá/Colômbia). O intercâmbio acontecerá com o Instituto Distrital de las Artes - IDARTS, através do Programa Crea Formação e Criação Artísticas que tem como objetivo gerar estratégias de formação no campo das artes ao potencializar o exercício dos direitos culturais das cidadãs e cidadãos e o fortalecimento do desenvolvimento de políticas públicas. A primeira iniciativa de intercâmbio é a gravação de uma música sobre a temática cultura e meio ambiente com artistas convidados do Rio Grande do Sul e da Colômbia. Outros intercâmbios culturais estão previstos para o ano de 2022.


ENTREGA DE MORADIAS POPULARES


Um dos objetivos do Festival é a luta pela morada popular. Através de uma parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, e com o apoio da Planta e Obra, HS Construções, Votorantim Cimentos, Oliva Construções e Ministério Público do Trabalho, o Festival pretende arrecadar recursos para entregar a construção de casas populares ecológicas em São Leopoldo.

Você pode ajudar nessa causa!

Sua doação será diretamente revertida para cada item e material necessário para construção das casas populares em modo germinada. A construção será realizada em parceria com mestres de obras e construtoras da região, não acarretando custos de mão de obra ao projeto, além disso, prevemos a contratação de até 5 jovens atendidos na sócio educação em São Leopoldo, oriundos de conflitos com a lei, para fortalecimento da reinserção social dos mesmos com trabalho e renda decente.




21 visualizações0 comentário